en es pt

MUSEU, MEMÓRIAS E AFETOS DO RINCÃO DA CHIRCA

O Museu, Memórias e Afetos do Rincão da Chirca será um website reunindo documentos, textos e fotografias sobre a história oral dessa região no interior do município de Rosário do Sul. Esses documentos, reunidos ao longo dos anos pela proponente, são produzidos a partir do relato de uma oralidade tradicional da região. Constituindo um lugar de salvaguarda dessa memória, o website estará aberto, depois de concluído do projeto, para adição de novos documentos de pesquisa.

O objetivo de nosso projeto é a constituição de um museu virtual do Quilombo Rincão da Chirca, na região da Pampa do Rio Grande do Sul. A partir do conceito de uma narrativa que busque conexão à tradição oral e que possibilite uma navegação não linear e com conteúdos não divididos em menus, durante a semana trabalhamos em estratégias descritas abaixo:

  1. A pesquisa e busca das palavras/conteúdos específicos que conduzem a narrativa;
  2. Pensamos as relações entre essas palavras/conteúdos e estabelecemos um mapa visual;
  3. Produção de documentos (imagens, videos, audios, textos);
  4. Programamos e desenhamos o ambiente deste website a partir de um primeiro núcleo de conteúdos relacionados que chamamos Maria Espiga. Nossos próximos passos são a compra de domínio, o desenvolvimento da programação do site e a produção dos demais conteúdos que farão parte do Museu.

Veja aqui o estudo de design para o site do museu


IMPRENSA

Proponentes

Colaboradoras