en es pt

O ALMANAQUE DA FLORA NA QUARENTENA

BAIXE AQUI!


Sobre o projeto:

Flora na Quarentena é um coletivo formado por ilustradores, roteiristas, divulgadores da ciência, cientistas e jornalistas de diversos estados do país.

O coletivo nasceu em maio de 2020, na 1a ed. do Laboratório de Emergência Covid-19 promovido pela Silo - arte e latitude rural em parceria com outras instituições. Em setembro de 2020, o grupo foi selecionado para a 3a ed. do Laboratório de Emergência Covid-19 com a proposta de desenvolver uma revista em quadrinhos educativa. Nessa ocasião, participamos de uma das Lives de Emergência sobre a volta às aulas.

O trabalho acabou resultando em um gibi. A publicação é de julho de 2021, pela editora Fat/Uerj, graças ao apoio institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o Almanaque:

Além de histórias em quadrinhos recheadas de ciência e afeto, o Almanaque da Flora na Quarentena conta com uma série de atividades e jogos educativos, desenvolvidos para crianças que frequentam a educação básica. O material tem informações relevantes e checadas sobre a pandemia de Covid19, em um esforço de divulgação científica especialmente pensado para crianças.

Na história da revista, convidamos as crianças a compartilharem suas sensações acerca da volta às aulas, reforçando as medidas protetivas que devem ser tomadas para a preservação da saúde de todas e todos.



Onde encontrar a Flora?

As produções da Flora na Quarentena são publicadas nas redes sociais do projeto: instagram, facebook e behance.

O projeto foi divulgado no Jornal Minas, da TV Rede Minas, no Boletim Bairro a Bairro da UFMG e na Secretaria de Cultura de Porto Ferreira. Além disso, recebemos menção honrosa no I Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência da UFMG. O lançamento do Almanaque da Flora foi parte da programação do Festival do Conhecimento da UFRJ.







IMPRENSA

Proponentes

Colaboradoras