ALMANAQUE FLORA NA QUARENTENA E A SONHADA VOLTA ÀS AULAS
Almanaque ajuda a crianças a imaginar volta às aulas
Coletânea de histórias em quadrinho com orientações sobre proteção pode ser baixada gratuitamente
por Marcela Martins
Muitas cidades brasileiras têm anunciado a pretensão de reabrir escolas, mas a experiência até agora, aqui e em outros lugares do mundo, mostra que ainda é preciso repensar muito a estrutura desses espaços e a forma de interação entre os alunos. Depois de surtos registrados em cidades que retomaram as aulas, fica claro que essa volta ainda não é segura. Com a pandemia mais de um bilhão e duzentas mil crianças ficaram fora das salas de aula, de acordo com dados da Unesco.
Apesar disso, muitos esforços têm sido feitos para a criação de protocolos sanitários que deverão ser seguidos nas escolas. Até mesmo porque enquanto não houver vacina, mesmo em um cenário em que a transmissão do vírus esteja baixa, será necessário manter os cuidados. Um dos grandes desafios neste contexto é fazer com que as crianças se adaptem à nova etiqueta de interação, saibam quais cuidados devem tomar e sigam à risca tais orientações. Entre todos os desafios enfrentados por pais e cuidadores neste período de quarentena está o de alertar as crianças sobre a seriedade da situação que enfrentamos sem comprometer ainda mais a saúde mental delas. Uma pesquisa da Unesco em parceria com o Instituto Carlos Chagas indicou que 53,8% dos alunos notaram aumento na ansiedade neste período de isolamento.
Na tentativa de ajudar neste impasse um grupo de educadores, ilustradores, roteiristas, designers e cientistas se uniu na criação do Almanaque da Flora na Quarentena e a Volta às Aulas. Flora é uma personagem criada durante o 1º Laboratório de Emergência, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural. Ela é uma menina criativa e curiosa que está em casa, durante a quarentena, na companhia do seu gato, Oswaldo, e do seu novo amigo Alquingel (um vidro de álcool em gel que na narrativa tem vida e interage com Flora e Oswaldo). Os três descobrem informações sobre o vírus, aprendem como se cuidar e refletem criticamente sobre o momento que estamos vivendo. As historinhas são compartilhadas nas redes sociais e têm sido usadas por professores e famílias como aliadas na hora de falar sobre a pandemia com as crianças.
No almanaque desenvolvido nesta terceira edição do laboratório, o objetivo foi criar um material divertido e interativo, com foco em preparar as crianças para a nova realidade escolar. A publicação traz a historinha “Flora em um sonho de futuro”, na qual a menina volta para a escola e vai aprendendo junto com os colegas como se comportar, que cuidados tomar e de que forma evitar a propagação do vírus. O almanaque traz ainda outras historinhas já publicadas, num total de 32 páginas de conteúdo.
A publicação tem licença livre e ficará disponível nas versões colorida e preto e branco. O objetivo é democratizar o acesso, permitindo que escolas, entidades, famílias, e qualquer pessoa que tenha interesse possa imprimir a revista. O almanaque estará pronto em breve e ficará disponível nas redes sociais da Flora, onde estão reunidas todas as histórias já publicadas. Para acompanhar, acesse o instagram @floranaquarentena ou facebook.com/floranaquarentena/.
O LAB DE EMERGÊNCIA
Na sua terceira edição, o Laboratório de Emergência COVID 19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, teve como tema Inflexão: Estratégias e Novas Narrativas. Nas três edições do laboratório já foram mais de 60 projetos desenvolvidos, com o envolvimento de 400 colaboradores de todo o Brasil e de outros países. São iniciativas em ciência, tecnologia, inovação, educação, sustentabilidade; com foco em soluções para a crise gerada pela Covid19. As propostas são provenientes e/ou voltadas principalmente para ambientes rurais e periferias. Todos os projetos têm licença livre e podem ser replicados. A documentação e detalhes dos processos de desenvolvimento dos projetos estão disponíveis no site https://labdeemergencia.silo.org.br/