O ALMANAQUE DA FLORA NA QUARENTENA
Sobre o projeto:
Flora na Quarentena é um coletivo formado por ilustradores, roteiristas, divulgadores da ciência, cientistas e jornalistas de diversos estados do país.
O coletivo nasceu em maio de 2020, na 1a ed. do Laboratório de Emergência Covid-19 promovido pela Silo - arte e latitude rural em parceria com outras instituições. Em setembro de 2020, o grupo foi selecionado para a 3a ed. do Laboratório de Emergência Covid-19 com a proposta de desenvolver uma revista em quadrinhos educativa. Nessa ocasião, participamos de uma das Lives de Emergência sobre a volta às aulas.
O trabalho acabou resultando em um gibi. A publicação é de julho de 2021, pela editora Fat/Uerj, graças ao apoio institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Sobre o Almanaque:
Além de histórias em quadrinhos recheadas de ciência e afeto, o Almanaque da Flora na Quarentena conta com uma série de atividades e jogos educativos, desenvolvidos para crianças que frequentam a educação básica. O material tem informações relevantes e checadas sobre a pandemia de Covid19, em um esforço de divulgação científica especialmente pensado para crianças.
Na história da revista, convidamos as crianças a compartilharem suas sensações acerca da volta às aulas, reforçando as medidas protetivas que devem ser tomadas para a preservação da saúde de todas e todos.
Onde encontrar a Flora?
As produções da Flora na Quarentena são publicadas nas redes sociais do projeto: instagram, facebook e behance.
O projeto foi divulgado no Jornal Minas, da TV Rede Minas, no Boletim Bairro a Bairro da UFMG e na Secretaria de Cultura de Porto Ferreira. Além disso, recebemos menção honrosa no I Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência da UFMG. O lançamento do Almanaque da Flora foi parte da programação do Festival do Conhecimento da UFRJ.
Proponentes
- Carolina Gigliotti + Alessandra Belo / Rio de Janeiro, RJ e Belo Horizonte, MG
Colaboradoras
- Adriana Cabanelas
- Elaine Torres
- Jorginho
- Julia Lopes
- Meyrele Torres