en es pt

BONDE DA GAMBIARRA

O Bonde da Gambiarra é uma iniciativa que pauta educação voltada para a ampliação do conceito de tecnologia e adota a gambiarra enquanto processo de construção da tecnologia, com base na abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio-Ambiente), que promove a tomada de decisão com responsabilidade social, o pensamento crítico, a capacidade de raciocínio e solução de problemas. 

A proposta durante o Laboratório foi desenvolver uma metodologia interdisciplinar com base na Gambiarra enquanto processo de Improviso, a partir do entendimento de gambiarra enquanto um modo de vida que sustenta uma postura ativa em relação ao mundo. A proposta assume uma estratégia de hackear a tecnologia para se apropriar dela, além de tornar alunas/os protagonistas do processo educativo, principalmente considerando a gambiarra enquanto produto de criatividade, um potente dispositivo para uma construção de relações afetivas no processo educacional.

O resultado no Laboratório é a transformação do Bonde da Gambiarra em uma plataforma de projetos abertos com foco no ensino fundamental e médio que incentiva a SEVIROLOGIA (ARTE DE SE VIRAR) como o fundamento básico para a produção de conteúdos e propostas de atividades que serão disponibilizados por meio do instagram @bondeda_gambiarra e de um banco de materiais para professoras/es, alunas/os, educadores/es. O primeiro conteúdo que será lançado após o Laboratório consiste em uma apresentação dos conceitos da pesquisa desenvolvida durante o processo e as propostas de gambiarras pensadas pela equipe.

Os próximos passos são utilizar os exemplos propostos pela equipe para a produção de conteúdos para alimentar as redes sociais e o banco de materiais e convidar o público a colaborar e propor também suas gambiarras.

Instagram do Bonde da Gambiarra

Apresentacao da Metodologia do BONDE DA GAMBIARRA

Sombiarra: Metodologia de Projeto de Design Gambiologico


IMPRENSA

Proponentes

Colaboradoras