en es pt

BONDE DA GAMBIARRA

“Gambiarra” para uma nova educação

Série de manuais voltados para alunos e professores incentiva a interlocução entre ciências, arte e tecnologia

por Marcela Martins

“Gambiarra” é um termo bem conhecido dos brasileiros. Para muitos, ela é inclusive a marca do país. Remetendo a improvisação, à cultura maker, à ideia de dar novas funções para objetos e de solucionar problemas usando criatividade, a gambiarra é a analogia escolhida por um projeto que interliga arte, tecnologia e educação; aproximando a linguagem desses saberes ao cotidiano das periferias.

O Bonde da Gambiarra é um projeto desenvolvido no 3º Laboratório de Emergência Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural. A iniciativa trabalha no desenvolvimento de uma série de manuais que vão ser alimentados com conteúdos para professores e alunos do ensino fundamental. Os materiais são sobre tecnologias, ciências e arte - e mais especificamente tratam do entrecruzamento desses saberes e práticas. O Bonde nasceu a partir do projeto “Diversidade Étnica e Representação Feminina Negra na Tecnologia”, desenvolvido na escola municipal Luís Paulo Horta, na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Os manuais serão elaborados por pesquisadores, cientistas e artistas, e vão trazer apresentações de conceitos e abordagens sobre tecnologia e também propostas de atividades. A metodologia pretende ajudar os estudantes a desenvolver competências e habilidades para o século XXI, principalmente relacionadas aos conhecimentos e capacidades ligados aos processos de construção da tecnologia.

Os manuais serão postados no Instagram. A escolha é para democratizar o acesso, por meio de uma plataforma de uso já bastante difundido; e para incentivar a participação de alunos e professores na construção de materiais. Eles podem sugerir atividades e demandar conteúdos que queiram trabalhar.

Outro objetivo do projeto é valorizar uma abordagem que ressignifique a tecnologia, indo na contramão da ideia simplória de tecnologia como digitalização, e evidenciando seu caráter cultural.


O LAB DE EMERGÊNCIA

Na sua terceira edição, o Laboratório de Emergência COVID 19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, teve como tema Inflexão: Estratégias e Novas Narrativas. Nas três edições do laboratório já foram mais de 60 projetos desenvolvidos, com o envolvimento de 400 colaboradores de todo o Brasil e de outros países. São iniciativas em ciência, tecnologia, inovação, educação, sustentabilidade; com foco em soluções para a crise gerada pela Covid19. As propostas são provenientes e/ou voltadas principalmente para ambientes rurais e periferias. Todos os projetos têm licença livre e podem ser replicados. A documentação e detalhes dos processos de desenvolvimento dos projetos estão disponíveis no site https://labdeemergencia.silo.org.br/