en es pt

2ª Edição do Laboratório de Emergência _ COVID–19 _ RECONFIGURANDO O FUTURO uniu pessoas que acreditam na colaboração e na inovação em um espaço virtual para levantarem juntas soluções para os complexos problemas que enfrentam suas comunidades diante dos impactos da pandemia da COVID–19.

Esta segunda edição do Lab é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum, com o apoio da Artigo19 e Digital Ocean e em parceria com Amerek, Bela Baderna, Careables, Casa Criatura, Lab Coco, Datalabe, Coletivo Etinerancias, Frena la Curva, Gambiologia, Gênero e Número, Horta Inteligente, Instituto Elos, Instituto Update,MediaLab.UFRJ, Mulheres do Futuro, Museu da Mantiqueira, No-Budget Science, Olabi, Pretalab, Redes da Maré, Segura a Onda, Think Olga e A Tramadora.

De caráter multidisciplinar o laboratório é caracterizado pelo encontro de culturas, saberes e gerações, promove o diálogo entre os conhecimentos populares, a ciência e as novas tecnologias. Durante cinco dias de trabalho remoto é estabelecido um espaço virtual de desenvolvimento estratégico, onde os projetos são conectados a diferentes recursos e saberes.

Realizado por meio de duas chamadas abertas, uma para projetos e outra para colaboradores, o Lab busca projetos sobretudo vindo das periferias rurais e urbanas. A função do Lab é conectar as ideias com um número grande de colaboradores, fazer a divulgação dessas iniciativas, ajudar na estruturação delas para que possam ser replicáveis e ainda oferecer mentorias e ajuda de custo para as propostas. O Laboratório é um evento realizado totalmente online, por meio de grupos de trabalhos autogeridos, usando plataformas de chat, vídeo chamada, áudio e streaming.

O Laboratório de Emergência é uma proposta colaborativa que trabalha o desenvolvimento de projetos sob a lógica participativa usando de licenças livres que permitam replicação e adaptação dos projetos a outros contextos. Conheça a 1 ed. do Lab de Emergência e outros laboratórios que realizamos aqui: Laboratórios da Silo