en es pt

OFICINA DA MATA

O projeto Oficina da Mata visa mapear e articular diferentes experiências de arte-educação, agroecologia e transmissão de saberes tradicionais em comunidades rurais da região do Maciço do Baturité, interior do Ceará, através da criação de uma plataforma virtual interativa. O nome Oficina da Mata aponta justamente para o desejo de confluência entre os diversos fazeres e as práticas manuais realizados nas comunidades e a possibilidade de criação de formas pedagógicas de preservação e transmissão desses saberes. A plataforma será um espaço de encontro, diálogo, pesquisa e troca entre os diversos projetos existentes nessa região, apostando no compartilhamento de seus processos criativos e pedagógicos e no fortalecimento de suas práticas junto a suas comunidades.

Oficina da Mata é um projeto que pretende, através da criação de uma plataforma virtual, realizar o mapeamento e a articulação entre diferentes projetos de agro-ecologia, de arte-educação e espaços de preservação das culturas locais e dos saberes tradicionais que existem em diferentes comunidades em localidades rurais do Maciço do Baturité, região serrana situada no interior do Ceará. O objetivo da plataforma é interconectar os vários projetos comunitários em uma rede que possibilite intercâmbios, diálogos e parcerias (por ora virtuais) entre as distintas iniciativas artísticas, educacionais, culturais e agro-ecológicas da região.

Ao longo do Lab de Emergência, entramos em contato com agentes de pelo menos 6 projetos situados em diferentes localidades do Maciço para conversar sobre a ideia do site e escutar suas impressões, sugestões, demandas e ideias para um funcionamento mais próximo às necessidades de cada projeto. A partir de uma conversa da equipe com alguns desses agentes e da escuta sobre os modos de uso da internet na região, elencamos pontos fundamentais que deveriam ser contemplados pelo design, funcionalidade e formas de navegação da plataforma. Pesquisamos referências, traçamos esboços de mapas, layouts e modos de organizar as informações e começamos a experimentar essas ideias no processo de programação da plataforma. Com o protótipo criado neste laboratório, temos pela frente a tarefa de estruturar a plataforma com as informações e materiais que formos recebendo de cada projeto, além de continuar o processo de mapeamento de projetos e de cadastramento dessas iniciativas no site.

Estreitaremos as conversas e trocas com os participantes dessas experiências durante esta semana, propondo a permanência de um diálogo e de uma rede que extrapole o próprio site. Talvez esta seja uma forma de manter ativo e em movimento um espaço pensado justamente para a emergência desses laços.

ACESSE O SITE DO PROJETO: http://oficinadamata.com/


IMPRENSA

Proponentes

Colaboradoras