en es pt

PEIXARIA COLETIVA

peixaria.coletiva é um projeto que se iniciou durante a pandemia, ao buscarmos novas formas de comunicação que favoreçam a comercialização da pesca artesanal e também auxiliem na difusão e conhecimento da legislação vigente relacionada.

Em Florianópolis (SC), desde 2017, está em ação o projeto Células de Consumidores Responsáveis (CCR), desenvolvido pelo Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar da Universidade Federal de Santa Catarina (LACAF/UFSC), que conecta grupos de agricultores agroecológicos a consumidores finais, por meio de compras organizadas coletivamente.

Nosso principal objetivo durante o Laboratório Emergencial era desenvolver um sistema similar às CCRs, voltado à pesca artesanal, aproveitando os meios de comunicação digitais que essas comunidades já tem acesso e contribuindo para estabelecer uma rede de contato mais ampla. Além de definir as principais diretrizes do projeto, nomeá-lo e trabalhar em sua identidade visual, estabelecemos parâmetros para o funcionamento de um piloto. Já estamos em contato com uma comunidade de pescadores/as e maricultores/as e formando um grupo de interessados/as na compra.

Com o tempo, nossa intenção é desenvolver uma plataforma digital específica para esse projeto, algo que pretendemos construir junto às comunidades pesqueiras e onde a gente possa compartilhar receitas culinárias, leis, curiosidades, mapas e outros registros que nos auxiliem a conservar esse patrimônio material e imaterial que é a pesca artesanal em Florianópolis.

Siga o projeto no instagram: @peixaria.coletiva


IMPRENSA

Proponentes

Colaboradoras