en es pt

Oficina da Mata

Arte educação, agroecologia e cultura no Maciço do Baturité

Plataforma mapeia projetos da região e incentiva o intercâmbio entre ações

por Marcela Martins

Doze cidades compõem a região do Maciço do Baturité, no Ceará. A 100 km de Fortaleza, o maciço está numa faixa de Mata Atlântica, região serrana no sertão central do estado. É onde se localiza a maior área de proteção do Ceará, abrangendo 32.690 hectares. A Serra do Baturité tem temperaturas mais amenas e mais umidade que as regiões vizinhas, se constituindo como um território peculiar na caatinga, com modos de vida e saberes bem particulares.

Nesse rico cenário sertanejo se concentram iniciativas diversas em arte educação, agroecologia e cultura. E agora uma plataforma vai dar visibilidade à estas ações, com o objetivo de promovê-las e incentivar um intercâmbio entre elas.

O site foi desenvolvido durante a 3º edição do Laboratório de Emergências Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural. A ideia surgiu da percepção de que muitas iniciativas em localidades rurais da região acabavam limitadas a si mesmas, mesmo estando em um mesmo contexto regional, com grandes possibilidades de intercâmbio. O objetivo da ação é mapear os projetos, entendendo como funcionam, seu histórico, experiências bem sucedidas, suas limitações e necessidades. A partir disso as pessoas envolvidas em tais projetos podem se auto organizar, trocando com as demais iniciativas e formando uma rede de apoio mútuo. O foco é em iniciativas relacionadas aos fazeres e práticas locais, principalmente práticas tradicionais das comunidades.

Até agora já foram seis iniciativas mapeadas, e a plataforma está em atualização. Cada projeto vai ter uma página própria dentro do site. O endereço possibilita ainda o compartilhamento dos processos criativos e pedagógicos de cada projeto, de forma que o desenvolvimento das iniciativas fique evidenciado e suas metodologias possam ser vistas e comentadas.


O LAB DE EMERGÊNCIA

Na sua terceira edição, o Laboratório de Emergência COVID 19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, teve como tema Inflexão: Estratégias e Novas Narrativas. Nas três edições do laboratório já foram mais de 60 projetos desenvolvidos, com o envolvimento de 400 colaboradores de todo o Brasil e de outros países. São iniciativas em ciência, tecnologia, inovação, educação, sustentabilidade; com foco em soluções para a crise gerada pela Covid19. As propostas são provenientes e/ou voltadas principalmente para ambientes rurais e periferias. Todos os projetos têm licença livre e podem ser replicados. A documentação e detalhes dos processos de desenvolvimento dos projetos estão disponíveis no site https://labdeemergencia.silo.org.br/