en es pt

Cinco propostas para adiar o fim do mundo - Plataforma Liberte o Futuro

Futuro pós-pandemia

Plataforma online começa a reunir propostas e ideias de quem se recusa a voltar para o antigo e problemático “normal”

por Marcela Martins

A ansiedade pelo fim da pandemia de coronavirus muitas vezes é associada a um discurso de volta ao “normal” - mas será que o “normal” que vigorava até então é a sociedade em que queremos viver? É esse o questionamento da plataforma Liberte o Futuro, projeto de provocações sobre nosso modelo de existência, hospedado em um site construído de maneira colaborativa durante o Laboratório de Emergência Covid-19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural em parceria com o Instituto Procomum.

Com o mote “Cinco propostas para adiar o fim do mundo”, livremente inspirado no livro do indígena Ailton Krenak, o movimento tem o objetivo de pensar o futuro pós-pandemia. Para isso a ideia é reunir um grande número de relatos de pessoas do mundo inteiro respondendo à cinco provocações: 1) antídoto para o fim do mundo: qual é a maior mudança que você imagina? / 2) democracia, reforma política e políticas públicas: o que você acredita que precisa mudar? / 3) consumo: qual é a sua proposta de mudança? / 4) emergência climática: quais soluções você propõe? / 5) insurreição: qual é a maior ação de desobediência civil que possa ser feita hoje para construir o futuro?

A ideia é que, a partir do lançamento da plataforma, no dia 05 de julho, as pessoas gravem vídeos de até 1 minutos à partir dessas provocações, e postem em suas redes sociais usando a hashtag #liberteofuturo. Todo o material será reunido no site. A partir daí serão propostos laboratórios colaborativos de três meses de duração, onde serão criadas ações que possam transformar essas propostas em realidade.


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.