en es pt

PARCEIRAS, PLANTÕES E MENTORIA

A Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum, em parceria com Amerek, Arte–Unifesp, Bela Baderna, Careables, Casa Criatura, Lab Coco, Lab Corpo, Datalabe, Coletivo Etinerancias, Frena la Curva, Gambiologia, Gênero e Número, Horta Inteligente, Instituto Elos, Instituto Update,MediaLab.UFRJ, Mulheres do Futuro, Museu da Mantiqueira, No-Budget Science, Olabi, Pretalab, Redes da Maré, Segura a Onda, Think Olga, A Tramadora apresentam a 2ª Edição do Laboratório de Emergência _ COVID–19.

Abaixo você encontrará informações sobre as pessoas indicadas por essas organizações parceiras para oferecerem um bate-papo com os projetos, uma espécie de mentoria relâmpago, de acordo com a demandas dos grupos de trabalho.


Ana Faustino | SILO – ARTE E LATITUDE RURAL Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense e Pós Graduanda em Finanças Públicas pela UnyPública. Atualmente é Servidora Pública há 4 anos no município de Itatiaia no Instituto de Previdência, onde atua como Tesoureira, também é Membro titular do Comitê de Investimos, com certificação CGRPPS - Gestores de Regimes Próprios de Previdência Social - emitido pela APIMEC – Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios. Conselheira Fiscal da SILO – Arte e Latitude Rural e atuante em movimentos sociais da cidade.


Cátia Kitahara | SEGURA A ONDA Designer de interfaces, especializada em WordPress, fundadora da Comunidade Brasileira de WordPress.


Fernanda Tosta | SILO – ARTE E LATITUDE RURAL Fundadora da OficinaOito, designer e marceneira, pesquisadora em metodologias colaborativas e criadora do método Marcenaria Sociocriativa com o qual desenvolve oficinas usando processos criativos com foco no protagonismo individual e nas habilidades para vida.


Fred Paulino | GAMBIOLOGIA Artista, designer, curador e educador, com foco de trabalho nas relações entre arte, tecnologia, política e cultura popular. É formado em Ciência da Computação pela UFMG e pós-graduado em Arte Contemporânea pela Escola Guignard (UEMG). Coordena e integra, desde a década de 1990, iniciativas na área criativa, tais como Estúdio Mosquito, Osso Design, Graffiti Research Lab Brasil e Gambiologia. É editor da “Facta - Revista de Gambiologia”. Foi curador das exposições “Gambiólogos” e “Maquinações” (BH, Rio e SP, 2010/2014/2018). Natural de Belo Horizonte (1977), vive e trabalha em Casa Branca (Brumadinho – MG).


Gabriel Kieling | COLETIVO ETINERÂNCIAS É aprendiz itinerante latinoamericano. Arquiteto Urbanista, Artista, Educador, Poeta, Guardião de Sementes Crioulas…Pesquisa e co-cria tecnologias e metodologias sociais, ancestrais e digitais e mobiliza a Red Latinoamericana por los Saberes y las Ciencias Comunitarias.


Gabriela Barreto | BELA BADERNA Formada em Imagem e Som pela Universidade de São Carlos e pós-graduada em gestão estratégica pela FGV-SP, Gabriela é sócia fundadora da Bela Baderna. Dirigiu e fotografou uma variedade de conteúdos da produtora, como a série Celebrating Stories e diversos conteúdos de ocupações e exposições do Itaú Cultural. Durante a sua participação no coletivo Garapa, fotografou o projeto Mulheres Centrais, que em 2011 ganhou o prêmio Funarte-Marc Ferrez e dirigiu a fotografia do “Produção Cultural no Brasil”, uma plataforma digital e série de livros realizados em parceria com o extinto Ministério da Cultura, que mapeou diversos trabalhadores, produtores, artistas e pensadores da cultura brasileira. Foi ganhadora de uma série de prêmios como o curta metragem “A Musa de Van Gogh”, de 2012, no qual foi responsável pela direção de fotografia. Em dezembro de 2012, teve seu projeto Mapa da Cachaça reconhecido pelo Ministério da Cultura como o melhor projeto de mapeamento cultural do Brasil que posteriormente, em 2014, representou a gastronomia brasileira durante a Copa do Mundo em uma ação promovida em conjunto com o Ministério da Cultura e a Embratur.


Guima San | SEGURA A ONDA Pesquisador e desenvolvedor de tecnologias abertas na @gypsylab8. Entusiasta dos movimentos Ciência Cidadã, DIYBio, DiWO, OpenSource.


Henrique Parra | TRAMADORA e PIMENTALAB Sociólogo, professor do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp; coordenador do Pimentalab - Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento [https://pimentalab.milharal.org] que opera dentro de temas como ativismo, tecnopolítica, ciência cidadã e economia da informação; pesquisador da LAVITS - Rede Latino-americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade [https://www.lavits.org]; e do coletivo Tramadora [https://www.tramadora.net].


Isabela Umbuzeiro Valent | USP Realiza e pesquisa ações culturais colaborativas e comunitárias relacionadas à práticas artísticas, políticas sociais e de saúde e populações em situações de vulnerabilidade. É graduada em terapia ocupacional, Mestra em Estética e História da Arte e Doutoranda em Artes pela USP. Transita entre a pesquisa acadêmica, criação artística, acompanhamento terapêutico e gestão de projetos culturais em territórios de convivência implicados na produção do comum. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Arte, Corpo e Terapia Ocupacional (PACTO) da USP. Compõe o Grupo de Experimentações Poéticas e Políticas do Sensível e a Rede Arte (in)comum, articulando ações comunitárias entre pessoas e iniciativas pautadas na criação de culturas do cuidado em São Paulo. Atualmente está em transição da cidade para a zona rural construindo um projeto de vida em comunidade pautado pela perspectiva permacultural e agroflorestal para a criação de políticas de cuidado com a vida em comum.


Julia Chacur | FORÇA TAREFA AMEREK Julia é historiadora, comunicadora e produtora cultural. Tem experiência com audiovisual, educação, comunicação pública da ciência e gestão de projetos. Já realizou diversas iniciativas de divulgação científica, história pública, ciência e arte. É aluna do curso Amerek-UFMG e integrante da Força Tarefa Amerek.


Juliana Sá | DATALAB Jornalista, educadora e produtora cultural. Sou uma jovem cearense de origem popular que desbrava a vida em terras cariocas há cinco anos. Trago na trajetória 13 anos atuando com projetos sociais realizados em interiores do Ceará, periferias de Fortaleza e da cidade do Rio de Janeiro. Iniciei como educadora ainda na adolescência facilitando oficinas de dança e segui passando para comunicação, empreendedorismo, memória e desenvolvimento pessoal. Há 08 anos me aprofundo nesse saber sobre gestão de projetos e equipes e hoje atuo como produtora executiva do data_labe.


Larissa Dionísio | INSTITUTO UPDATE Relações públicas, articuladora cultural, pesquisadora em educação e cultura pela Flacso Brasil e amante da América Latina. Desenvolveu ações de educação intercultural e diversidade cultural em projetos universitários como #BrasildeTodoMundo e #Neocriativa. Colaborou em festivais audiovisuais, projetos cartográficos de direitos humanos, juventudes e direto à cidade. Fez parte do Imagina Coletivo, contribuindo nas áreas de mobilização, articulação da rede e produção de encontros. Atualmente, faz parte do Instituto Update no núcleo de inteligência em inovação política na América Latina como produtora executiva.


Leonardo Brawl Márquez | SEGURA A ONDA Ativista social, urbanista, arquiteto e músico, cofundador do coletivo autônomo de inovação social urbana, TransLAB.URB, que desenvolve projetos de Cocriação & Participação, Pedagogia Urbana e Ativação Urbana, com foco em cartografias, mapeamentos, ocupações, urbanismo hacker, urbanismo tático e placemaking.


Lorena Portela | HORTA INTELIGENTE Lorena Portela é engenheira ambiental, atuando desde 2013 com educação, agroecologia e saneamento ecológico. Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)/Fiocruz e técnica de Vigilância em Saúde. Estudou Qualidade Ambiental e Gestão de Recursos Naturais na Escola Superior de Agronomia de Toulouse.Atualmente é co-coordenadora do projeto Horta Inteligente, de educação socioambiental e agroecologia no Morro da Providência (RJ) e trabalha junto à vice presidência de Saúde e Ambiente da Fiocruz, na consolidação da agenda de saúde e agroecologia da instituição. É artista visual, ilustradora e instrutora de Dakshina Tantra Yoga.


Lorena Saavedra | MULHERES DO FUTURO | PARÁ é produtora Cultural, ativista das pautas pelo direito das mulheres e economia Criativa. Foi diretora de Economia Criativa da Secretaria de Estado do Pará. Realiza cursos, palestras e oficinas na área da Produção Cultural e Políticas Públicas de Cultura. Idealizadora do recente projeto “Mulheres do Futuro Pará”, que visa a divulgação e o fortalecimento de projetos idealizados por mulheres da Amazônia.


Manoela Maria Valério | CIRCUS Doutora em Psicologia (Estudos da Subjetividade pela UFF, com tema de tese que articula Psicologia, Sociedade e Artes Circenses) possui experiências, desde 1998, em artes cênicas (teatro e circo) com participação em grupos, atuação e direção de espetáculos. Co-fundadora (2001) e integrante efetiva da Oscip-Circuito de Interação de Redes Sociais (CIRCUS) onde exerce, especialmente, ações de gestão de coletivos, produção e gestão de projetos sociais e culturais. É integrante da equipe editorial da revista cultural CIRCUITO. É co-produtora e curadora das 7 edições do Festival “Encontro de Palhaços” da CIRCUS (desde 2008). A partir de 2017 atua como parecerista técnica e artística em artes cênicas, especialmente circo e humor em diversos estados brasileiros.


Marcela Martins | FORÇA TAREFA AMEREK Marcela é repórter na TV Rede Minas, emissora educativa de Minas Gerais, onde também é presidente do Conselho Editorial. É autora do livro “O Nome do Lobo”; estuda Especialização em Comunicação Pública da Ciência na UFMG e integra a Força Tarefa Amerek; coletivo de comunicadores e cientistas que produzem e divulgam conteúdo sobre a crise da Covid 19.


Maria Martha | GÊNERO E NÚMERO Jornalista multimídia, com 16 anos de experiência na cobertura de política e cultura, integra a equipe da Gênero e Número desde 2018 e hoje é diretora de conteúdo. Durante três anos, foi produtora da NBC News, onde trabalhou majoritariamente para o principal noticiário da emissora, o “NBC Nightly News”. Colabora com a Al Jazeera desde 2016, desempenhou diferentes funções para o The Brazilian Report (startup de análises sobre o Brasil destinadas ao público estrangeiro) entre 2018 e 2019, foi repórter e editora da Rádio CBN e correspondente do UOL em Buenos Aires. Jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição.


Mariana Felippe | INSTITUTO ELOS Comunicadora social pela Universidade Católica de Santos e encontrou seu rumo ao conhecer a educação não-formal, suas produções coletivas e a potência da cultura popular. Desde 2006, colabora com diversos coletivos e organizações sociais alinhados a seu sonho de mundo, tendo como principais temáticas a luta antirracista, feminista, a democratização da comunicação, a visibilidade LGBTQI+ e, desde 2017, a maternidade ativa. Nos últimos 10 anos, faz parte da equipe do Instituto Elos, tendo atuado em vários estados do Brasil, especialmente em formações e acompanhamento de comunidades, e se dedicando hoje à produção de conteúdos e projetos.


Marina Guzzo | UNIFESP Artista e pesquisadora das artes do corpo, Marina Guzzo tem pós-doutorado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora Adjunta da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Dança – N(i)D. Concentra suas criações na interface das linguagens artísticas e a incerteza da vida contemporânea, misturando dança, performance e circo para explorar os limites do corpo e da subjetividade nas cidades e na natureza. Sua pesquisa está estruturada a partir de 3 eixos: 1) a precariedade na arte - que ela possa acontecer em qualquer território, sem nenhuma necessidade técnica ou espacial; 2) acessibilidade estética - arte para todxs os públicos, que possa ser assistida e compartilhada por todxs as idades e classes sociais 3) as questões relacionadas ao Antropoceno e os novos modos de existir que emergem das mudanças climáticas.


Marina Pereira | LAB Procomum é produtora cultural. Atualmente é Coordenadora do LAB Procomum do Instituto Procomum. Esteve a frente de projetos como o Circuito LABxS - Festival de Inovação Cidadã e Cultura Livre e a produção do Festival Comum - Encontro de Culturas e Comunidades. É Integrante e uma das idealizadoras do grupo Acotirenes - construção de Memórias e Negritude, que foi contemplado pelo PROAC CULTURAS NEGRAS 2018 e uma das fundadoras do movimento E.L.A - empoderamento, liberdade e arte, de visibilidade para produtoras culturais mulheres.


Natália Amarinho | FORÇA TAREFA AMEREK Me chamo Natália Amarinho e sou uma pediatra estelar. Cuido dos berçários estelares. Nem de terra, nem de mar, nem de cidade nem de floresta, nem só de exatas nem apenas de humanas, eu sou professora de Física há 11 anos, astrônoma, há 8 e divulgadora há 4 anos. Exatamente há dois anos, iniciei trabalhos em “Astronomia nas culturas” buscando entender a cosmovisão das diversas etnias indígenas. Acredito que, na ciência, na vida e na política, os segredos estão na transdisciplinaridade: tento estar em experiências diversas , nos interstícios e nas misturas entre corpos e ciências, artes e tecnologia. Especialista de nada, mas curiosa de coisas diferentes e inclusivas.


Natasha Mendes Gabriel | INSTITUTO ELOS Arquiteta e urbanista, cofundadora e coordenadora do Núcleo de Design do Instituto Elos, uma organização de projeção mundial que realiza ações e formações que promovem a cooperação e desafiam crenças limitadoras levando lideranças e comunidades a encontrar abundância onde normalmente viam escassez.É cocriadora e facilitadora do programa Guerreiros Sem Armas e do Jogo Oasis. Nos últimos 20 anos, tem se dedicado ao desenho de metodologias e processos de aprendizagem e ação coletiva, coordenando projetos nas áreas de transformação social, liderança participativa e mobilização de comunidades, em parceria com governos, organismos internacionais, fundações e empresas.


Olavo Amaral | NO-BUDGET SCIENCE Escritor cientista e etc. Médico formado pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (2002), especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2006) e doutor em Bioquímica (2007) pela mesma universidade. Suas linhas de pesquisa incluem modelos teóricos e experimentais de modificação de memórias aversivas, o estudo das interações entre a neurociência e o diagnóstico psiquiátrico, e uma série de iniciativas para a melhora da confiabilidade da literatura científica. Dentre estas, destaca-se a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, um esforço multicêntrico de replicação sistemática de experimentos da ciência biomédica brasileira. Como escritor, é autor dos volumes de contos Dicionário de Línguas Imaginárias (Alfaguara, 2017), Correnteza e Escombros (7Letras, 2012) e Estática (IEL-RS, 2006).


Raissa Capasso | COLETIVO ETINERÂNCIAS É Psicóloga Social Comunitária, Pós Graduada em Medicina Tradicional Chinesa, Atriz, Educadora e Feminista. Também atua com Assessoria Metodológica e práticas de autogestão latinas e mobiliza a construção da política desde a experiência cotidiana das Mulheres.


Renato Frosch | UNISANTOS Promotor (@con_tacto3d) e colaborador em projetos de inovação cidadã com ênfases em fabricação digital, inclusão e redes de aprendizagens. Professor universitário. Pesquisador em educação.


Ricardo Ruiz | LAB COCO | CASA CRIATURA A vegetation enthusiast, I am a member of the Global Innovation Gathering (Berlin) supervisory board, an NGO dealing with innovation in the industry, public power and people’s daily lives all around the globe. My experience ranges from a consultant for IBM Corporate Service Corps International Leadership Training / PYXERA Global; co-founder and designer at 3Ecologias, an IT consulting firm for the environment, education and culture; and also a co-founder of Descentro – Institute of Research in Media, Culture and Technology. I have participated in numerous projects for social inclusion through opens source information technology.


Sara Nállia de Oliveira Costa | NO-BUDGET SCIENCE Mestranda no Programa de Biociências e Biotecnologia - UENF Especializada em Docência e Gestão na Educação a Distância - UNESA Graduanda no Curso de Engenharia Química - FSMA Licenciada em Ciências Biológicas - EAD UENF Técnica Química - INSG


Simone Oliveira | INSTITUTO PROCOMUM Simone Vicente Correia de Oliveira é bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Cultura e Territorialidades pela mesma instituição. Atua há mais de quinze anos na produção, coordenação, gestão e idealização de eventos e projetos culturais, sociais e esportivos, onde destacamos: Caravana Instrumental (Votorantim); Mostra Instrumental das Américas (CCBB/SP); Música do Pan (CCBB/RJ); MIMO (2011 a 2013); Viradão Carioca (2010); Prêmio Hutúz (2002 a 2004); Curso de Audiovisual da Cufa; Ponto de Cultura Enraizados; Projeto Enraizados na Arte.