LABORATÓRIO DE EMERGÊNCIA | COVID 19:
SOLIDARIEDADE, EXPERIMENTAÇÃO E COLABORAÇÃO SOB CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO

Que tal se juntar a pessoas que acreditam na colaboração e na inovação para enfrentar essa epidemia? Que tal efetivamente ajudar a construir soluções?

A SILO ARTE E LATITUDE RURAL junto a AMEREK, DATALABE, FRENA LA CURVA, GAMBIOLOGIA, GÊNERO E NÚMERO, HORTA INTELIGENTE, LAB INVENTA, INSTITUTO PROCOMUM, MEDIALAB UFRJ, MUSEU DA MANTIQUEIRA, OLABI, PRETALAB, SEGURA A ONDA, TRAMADORA apresenta o Laboratório de Emergência, focado em iniciativas que pensam soluções frente a pandemia da COVID 19 para periferias e áreas rurais.

Realizado por meio de chamadas abertas para projetos e colaboradores, o Lab busca soluções de enfrentamento ao coronavírus sobretudo nas periferias. A função do Lab é conectar as ideias com um número grande de colaboradores, fazer a divulgação dessas iniciativas, ajudar na estruturação delas para que possam ser replicáveis e ainda oferecer plantões, uma espécie de mentoria em diversas áreas. O Laboratório de Emergência é um evento realizado totalmente online, por meio de grupos de trabalhos autogeridos, usando plataformas de chat, vídeo chamada, áudio e streaming.

O lab se desenrola durante cinco dias de trabalho remoto, em grupos multidisciplinares, formados por artistas, cientistas, profissionais de tecnologia, comunicadores, lideranças comunitárias e quem mais quiser colaborar.

O Laboratório de Emergência é uma proposta colaborativa que busca que os projetos e soluções gerados atinjam o maior número possível de pessoas. Para tal eles trabalham sob a lógica participativa usando de licenças livres que permitam replicação e adaptação dos projetos a outros contextos.

Conheça, no site da Silo, outros laboratórios que realizamos: Laboratórios da Silo

E veja a documentação de outras edições:

Confira os projetos separados por áreas:

Arte
Modelagem, dados, coleta e exibição de dados científicos e sociais
Difusão Cultural
Escoamento, distribuição de mercadorias e sistemas de doação
Divulgação científica, ciência e sociedade
Recursos educacionais e ocupacionais para idosos, adultos e crianças
Fabricação de aparatos para segurança sanitária e hospitalar
Redes Solidárias Para comunidades e bairros
Sistemas de produção e apoio a pequenos agricultores