en es pt

JORNADA DO ALIMENTO

Alimento saudável e consumo responsável em São Paulo

Plataforma Jornada do Alimento aponta caminhos para que moradores da região metropolitana possam consumir de maneira consciente

por Marcela Martins

A pandemia é um ponto de inflexão: ficou evidenciado como é disfuncional o sistema em que vivemos, de hiperconsumo e cadeias dominadas por grandes produtores, grandes supermercados e varejistas, e alta demanda por transporte de mercadorias. Para muita gente o momento histórico acabou catalisando uma mudança pessoal, de mais reflexão e atitude com relação ao próprio consumo. A alimentação está no centro deste debate: num país com altos níveis de agrotóxicos nos alimentos cada vez mais pessoas se conscientizam sobre a superioridade de itens cultivados de maneira orgânica e produzidos por famílias e pequenos agricultores. Mas como acessar esta produção? A pergunta é repetida por consumidores em várias regiões do Brasil. Em São Paulo, maior metrópole da América Latina, muitas vezes parece difícil acessar sistemas de produção local, que cobrem preço justo e ofereçam alimentos saudáveis.

A plataforma Jornada do Alimento, desenvolvida durante o 3º Laboratório de Emergência Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, se propõe a sistematizar essa informação, com base em bancos de dados já consolidados e foco na experiência do consumidor urbano. O objetivo é mostrar caminhos e possibilidade de acesso a alimentos saudáveis. As informações são sobre a região metropolitana de São Paulo.

Quem acessa é convidado a se tornar um consumidor responsável. Para isso é oferecida à ele uma visão sistêmica dessas pequenas cadeias de produção. Parte do site se dedica a mostrar diferentes modelos, como CSAs (Comunidade que sustenta a agricultura), grupos de consumo responsável, entre outros. A plataforma também ajuda a encontrar produtores perto de quem acessa, por meio do uso de dados de organizações reconhecidas e em constante atualização. O consumidor encontra conteúdo sobre ferramentas de gestão e organização de grupos de consumo, e é incentivado a participar dessas células. A plataforma conta ainda com um catálogo de grupos e entidades que precisam de doações durante a pandemia.

O endereço da plataforma é www.jornadadoalimento.org


O LAB DE EMERGÊNCIA

Na sua terceira edição, o Laboratório de Emergência COVID 19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, teve como tema Inflexão: Estratégias e Novas Narrativas. Nas três edições do laboratório já foram mais de 60 projetos desenvolvidos, com o envolvimento de 400 colaboradores de todo o Brasil e de outros países. São iniciativas em ciência, tecnologia, inovação, educação, sustentabilidade; com foco em soluções para a crise gerada pela Covid19. As propostas são provenientes e/ou voltadas principalmente para ambientes rurais e periferias. Todos os projetos têm licença livre e podem ser replicados. A documentação e detalhes dos processos de desenvolvimento dos projetos estão disponíveis no site https://labdeemergencia.silo.org.br/