en es pt

INTEGRASAN

Soluções para água e esgoto democratizadas

Plataforma reúne manuais de aplicação de tecnologias baratas e sustentáveis. Mais da metade da população brasileira não tem saneamento básico adequado

por Marcela Martins

O saneamento básico é um direito constitucional brasileiro. Uma rede adequada de abastecimento de água, e de coleta e tratamento de esgoto é fundamental para a saúde da população. Apesar disso ainda são milhões de pessoas sem saneamento no país. De acordo com os últimos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento básico (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional, menos da metade - apenas 46,3% de todo o esgoto gerado no país é efetivamente tratado. No Plano Nacional de Saneamento Básico a meta era chegar a universalização em 2033, mas faltam ações e políticas públicas que caminhem neste sentido. Neste ano o Congresso Nacional aprovou mudanças na lei do saneamento, que acendem um alerta, na opinião de especialistas em saúde pública. Muitas entidades se posicionaram contra as alterações, que podem acabar privilegiando a lógica comercial no serviço, o que dificultaria ainda mais a implementação de redes adequadas no interior e nas periferias do país.

Um dos caminhos alternativos que surge neste contexto é a criação de sistemas autônomos de tratamento de água e esgoto. Difundir informações sobre essas possibilidades é o objetivo do projeto Integrasan, desenvolvido na 3º edição do Laboratório de Emergência Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural.

A plataforma traz cartilhas, manuais e outros materiais informativos sobre construção e instalação de sistemas. Foram selecionadas tecnologias baratas e fáceis de serem aplicadas, tanto em ambientes rurais como para populações urbanas. A Integrasan oferece ainda serviços de consultoria virtual, no qual pessoas podem relatar a realidade de onde vivem e receber um diagnóstico com a proposição de tecnologias que solucionem os problemas apresentados.

Os conteúdos disponibilizados tem foco em tecnologias econômicas e de instalação simples. Os materiais reunidos são principalmente de entidades públicas e do terceiro setor, e têm linguagem didática, de fácil assimilação mesmo para quem não domina termos técnicos.


O LAB DE EMERGÊNCIA

Na sua terceira edição, o Laboratório de Emergência COVID 19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, teve como tema Inflexão: Estratégias e Novas Narrativas. Nas três edições do laboratório já foram mais de 60 projetos desenvolvidos, com o envolvimento de 400 colaboradores de todo o Brasil e de outros países. São iniciativas em ciência, tecnologia, inovação, educação, sustentabilidade; com foco em soluções para a crise gerada pela Covid19. As propostas são provenientes e/ou voltadas principalmente para ambientes rurais e periferias. Todos os projetos têm licença livre e podem ser replicados. A documentação e detalhes dos processos de desenvolvimento dos projetos estão disponíveis no site https://labdeemergencia.silo.org.br/