en es pt

CIRCUITO COZINHA, CAMPO E MESA

Cozinheiros de BH passam a integrar rede orgânica de abastecimento

Projeto propõe cooperação entre cozinheiros demitidos na pandemia e agricultores familiares

por Marcela Martins

Foi da experiência pessoal da Clarisse Valadares que nasceu o projeto Circuito Cozinha, Campo e Mesa. A cozinheira, que vive e trabalha em Belo Horizonte, ficou desempregada durante a quarentena, e passou a cozinhar em casa. Apesar do momento conturbado, ela viu nisso a chance de finalmente seguir por um caminho que há muito ansiava: usar apenas produtos sem agrotóxicos, cultivados por pequenos agricultores da região.

Belo Horizonte é conhecida como capital dos bares e restaurante, e teve sua economia fortemente afetada pela pandemia de coronavirus. Muitos estabelecimentos fecharam e precisaram demitir trabalhadores. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes foram pelo menos 40 mil demissões.

O Circuito Cozinha, Campo e Mesa se propõe, portanto a mapear cozinheiros de Belo Horizonte e região metropolitana que tiveram seu trabalho comprometido durante a pandemia de coronavírus, e inseri-los na rede logística da produção e venda de alimentos orgânicos. O projeto foi desenvolvido durante a 3º edição do Laboratório de Emergência Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural.

A proposta é que cozinheiros tenham acesso aos alimentos in natura de agricultores familiares, produzam receitas a partir desses alimentos, e comercializem estes produtos utilizando as redes já existentes de escoamento. A iniciativa beneficia cozinheiros e produtores rurais, que aumentam suas vendas, e também o consumidor final, que passa a ter acesso a produtos elaborados, frescos, livres de agrotóxicos, e a preços justos.


O LAB DE EMERGÊNCIA

Na sua terceira edição, o Laboratório de Emergência COVID 19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, teve como tema Inflexão: Estratégias e Novas Narrativas. Nas três edições do laboratório já foram mais de 60 projetos desenvolvidos, com o envolvimento de 400 colaboradores de todo o Brasil e de outros países. São iniciativas em ciência, tecnologia, inovação, educação, sustentabilidade; com foco em soluções para a crise gerada pela Covid19. As propostas são provenientes e/ou voltadas principalmente para ambientes rurais e periferias. Todos os projetos têm licença livre e podem ser replicados. A documentação e detalhes dos processos de desenvolvimento dos projetos estão disponíveis no site https://labdeemergencia.silo.org.br/