Narrar é Resistir
Acreditando no poder das histórias em tempos difíceis, Narrar é Resistir,pretende conectar os moradores do entorno do Córrego do Capão e outras comunidades ribeirinhas de Venda Nova, entre si, por meio de suas histórias e também falar “para fora” e dar visibilidade para as vivências e conflitos de um grupo marginalizado da capital de Minas Gerais. O objeto é coletar as histórias, editá-las e divulgá-las. Pensamos, inicialmente, em utilizar a plataforma do Instagram e do WhatsApp para divulgar as narrativas.
Objetivo: compartilhar narrativas locais sobre resistência, território, pertencimento e cotidiano por meio de podcasts, cujo conteúdo será produzido e compartilhado por e para ribeirinhos que vivem no entorno do Rio das Velhas, um dos rios que cruza a região metropolitana de Belo Horizonte - RMBH, no estado de Minas Gerais, Brasil.
O que foi realizado: construção de um episódio piloto do podcast “Narrar é resistir”, que conta com 3 histórias, além da criação de uma página web do projeto para armazenar os conteúdos e permitir que o público interessado participe.
Próximos passos: continuidade da produção dos episódios, disseminação do projeto por meios de comunicação diversos (redes de Whatsapp, rádios parceiras, etc.). Buscar novas colaborações, visando expandir o projeto para além da RMBH, seguindo o curso em direção a nascente e afluentes do Rio das Velhas. Futuramente,almeja-se conectar essa bacia a outras bacias hidrográficas de Minas Gerais e de outros estados, criando uma rede de narrativas ribeirinhas.
Proponentes
- Clarice Flores Fialho | ORLA - Belo Horizonte,MG
- Erika Ferreira da Silva | ORLA - Belo Horizonte,MG
- Roseli Correia | ORLA - Belo Horizonte,MG
- Tatiana Silva | ORLA - Belo Horizonte,MG
Colaboradoras
- Letícia Daidone
- Olívia Blanc
- Marcela Corrêa
- Suianni Macedo
- Anna Cardoso
- Mike Faria
- Notívago
- Clareana Arôxa
- Fernanda Degolin (Desenvolvedora | Equipe técnica)