en es pt

Telas da Esperança

Cinema das periferias da Amazônia

Produção do Telas em Movimento, que movimentou periferias de Belém em sua primeira edição, prepara festival online

por Marcela Martins

Uma edição emergencial de um festival de cinema que nasceu com o objetivo de democratizar o acesso e incentivar narrativas periféricas no cinema nacional. Vem de Belém do Pará o projeto, que participou do Laboratório de Emergência Covid-19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, em parceria com o Instituto Procomum. O desafio era construir uma plataforma online para a edição remota do festival, ainda sem data agendada, mas que vai acontecer em breve.

O Telas em Movimento é um projeto de democratização do acesso ao cinema construído e protagonizado por pessoas de periferias e comunidades tradicionais de Belém do Pará, que acontece por meio do Festival de Cinema das Periferias da Amazônia. A primeira edição do projeto, realizada em 2019, foram feitas projeções públicas, rodas de conversa, cinedebates e oficinas.

Com a pandemia, porém, o projeto redirecionou suas ações para o combate à Covid-19. A primeira ação foi a distribuição de cestas básicas, kits de higiene, máscaras e kits pedagógicos. A atuação foi nos bairros do Jurunas, Terra firme, Guamá, na comunidade ribeirinha Furo da Paciência, em Belém, e no quilombo do menino Jesus de Pitimandeua, em Castanhal.

Em alguns dos kits haviam cadernos elaborados pela proponente do projeto, Joyce Cursino, em parceria com ilustradores do coletivo Pretinta. O caderno convidava as crianças a “construir a história de um futuro, onde a população combate o vírus da Covid-19 e salva a sociedade”. As ilustrações das crianças vão servir de base para artes visuais da edição emergencial do festival, intitulada TELAS DA ESPERANÇA.


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.