en es pt

SOS Soronavírus

Telemedicina, saúde mental e SUS

Plataforma inteligente traz soluções gratuitas para telemedicina, com consultas remotas, acompanhamento do paciente à distância e até um termômetro de emoções

por Marcela Martins

Quando ficar em casa é a recomendação de saúde máxima, ir ao hospital ou a UBS para uma consulta simples passa a ser um problema. Um dos desafios impostos pelo coronavirus é o alto grau de contágio, o que faz com que seja mais seguro para quem está com sintomas leves ficar em casa do que ir a um hospital. Neste contexto o deslocamento de equipes de saúde em regiões mais rurais e periféricas também é mais dificultado. Foi preciso pensar de forma emergencial em outras alternativas de cuidado e atendimento médico, e a telemedicina surge, portanto, como uma necessidade básica.

O projeto S.O.S Coronavirus é uma plataforma de monitoramento remoto e promoção à saúde por inteligência artificial, desenvolvida durante o Laboratório de Emergência Covid-19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural em parceria com o Instituto Procomum. O site possibilita o exercício da telemedicina, com marcação de consultas de maneira remota, atendimento de telemedicina e prescrição digital. Com isso profissionais de saúde conseguem realizar atendimentos à distância, e usuários do sistema não precisam se deslocar para receberem assistência médica. Todas as informações compartilhadas, como os dados dos pacientes e as informações da consulta, são protegidas por criptografia de ponta a ponta. A plataforma foi pensada para ser aberta e atender ao Sistema Único de Saúde, podendo ser usada principalmente por municípios do interior. Ela também ficará disponível para iniciativas solidárias na área da saúde. O grupo está em contato, ainda, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A expectativa é que 40 alunos e 6 professores testem a plataforma, para atendimento no Seridó, região sertaneja que abrange vários municípios potiguares.

Os pesquisadores também desenvolveram um termômetro de sentimento. A plataforma utiliza a tecnologia machine learning para fazer predições sobre a saúde mental de quem está sendo atendido. Por meio da leitura facial, a tecnologia mapeia expressões não verbais do paciente e identifica emoções como tristeza, desesperança e anedonia (que é a perda da capacidade de sentir prazer, sintoma comum na depressão). O uso do termômetro é aconselhado como ferramenta complementar, já que a predição é útil para embasar um diagnóstico mais robusto feito pelos profissionais. Para desenvolver a tecnologia foram levadas em conta as bases científicas e éticas relacionadas à saúde mental.

O site disponibiliza ainda informações checadas e confiáveis sobre a pandemia de coronavirus, e se propõe a trazer notícias animadoras e positivas que possam dar ânimo para encarar o desafio que vivemos.


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.