en es pt

Rede de solidariedade entre parentes na pandemia

Rede solidária apoia povo Terena

Indígenas da Aldeia Limão Verde recebem máscaras e sabão com dinheiro arrecadado em vaquinha virtual

por Marcela Martins

Na aldeia Limão Verde, localizada no município de Aquiduana, Mato Grosso do Sul, são mais de trezentas famílias indígenas. Essa é uma das aldeias do povo Terena, população que hoje habita territórios descontínuos em diferentes municípios sul mato-grossenses. Fortalecer uma rede de apoio à população da aldeia foi o desafio de um dos projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Emergência - Reconfigurando o Futuro, promovido pela Silo Arte e Latitute Rural em parceria com o Instituto Procomum.

A epidemia de Covid19 não é o primeiro grande desafio sanitário que os povos indígenas enfrentam. Muitas das populações do território brasileiro passaram por um verdadeiro cataclismo biológico no processo de colonização, quando o contato com o europeu gerou a propagação de novas doenças. O coronavirus traz um cenário difícil. Centenas de aldeias já foram afetadas. O subsistema de saúde indígena do SUS, criado para atender essas populações em suas particularidades, sofre com a falta de estrutura e de recursos para tratamento de complicações severas, como a Covid19. Nos distritos sanitários especiais indígenas são realizados apenas atendimentos de baixa complexidade - o atendimento de alta complexidade, como o uso de respiradores, fica à cargo de hospitais regionais, muitas vezes territorialmente distantes das aldeias. Por isso a prevenção é fundamental.

O projeto “Rede Solidária entre parentes na pandemia” tem o objetivo de entregar máscaras e sabão para famílias da aldeia, especialmente aquelas com idosos e crianças. A produção é feita de forma voluntária, por mulheres que participam da ação solidária. Entre elas, estão representadas outras duas aldeias - Aldeinha, no município de Anastácio; e Ipengue, município de Aquidauana, ambas do povo Terena.

Para a continuidade e ampliação da produção foi criada uma vaquinha online. Por meio do laboratório, foi instituído um conselho fiscal que acompanha a arrecadação, a compra dos produtos e todas as transações financeiras. Notas fiscais, documentos e demonstrativos ficam arquivados, para garantir a idoneidade do processo. Doações podem ser feitas pelo link: Campanha de Vakinha


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.