en es pt

Narrar é Resistir

Histórias ribeirinhas para tempos difíceis

Projeto coleta relatos orais de moradores da bacia do Rio das Velhas

por Marcela Martins

Ao longo dos 801 km da bacia do Velhas são muitas as histórias. Hoje mais de 4 milhões de pessoas habitam esse território, que corta 51 municípios mineiros. O rio é o maior afluente do São Francisco, e, junto ao Paraopeba, o principal manancial de abastecimento de Belo Horizonte e da região metropolitana.

De Ouro Preto, onde nasce, no parque das Andorinhas, até a foz, na Barra do Guaicuí, município de Várzea da Palma, o Rio das Velhas banha comunidades rurais, áreas de preservação e também grandes cidades. Foi às margens do Córrego do Capão, um de seus afluentes, que fica em Belo Horizonte, que surgiu o projeto Narrar é Resistir. A iniciativa é do coletivo Orla, que atua na região do Capão, bairro de Venda Nova, e foi desenvolvida durante o Laboratório de Emergência Covid-19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural em parceria com o Instituto Procomum.

Narrar é resistir coleta histórias relacionadas ao Rio das Velhas, contadas por pessoas que vivem em sua bacia. São experiências, lembranças, causos, “histórias de pescador”, lendas. O objetivo é salvaguardar os saberes, histórias, e a cultura associadas ao Velhas, e divulgá-las de forma abrangente. O projeto surge da vivência como ribeirinhos urbanos do Córrego do Capão. A coleta das histórias começou neste território, mas o objetivo é receber narrativas de toda a bacia.

Os áudios coletados serão editados, organizados em podcats, e vão ser divulgados em site específicos, em redes sociais e também via aplicativos de mensagens de texto, como Telegram e Whatsapp. O intuito é democratizar o acesso aos podcats, por isso a escolha de editar áudios que funcionem para o whatsapp, acessado pela maior parte da população. O projeto, que nasce no contexto da pandemia, invoca em sua justificativa o “poder das histórias em tempos difíceis”.


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.