en es pt

Móvel Livre

Fica em casa

Plataforma reúne catálogo de móveis funcionais que melhoram o ambiente doméstico e podem ser construídos em casa

por Marcela Martins

Ficar em casa é necessário. O isolamento social é a melhor forma de evitar a disseminação em larga escala do coronavirus. A quarentena, porém, escancara a desigualdade social, e a reclusão no ambiente doméstico é mais confortável e funcional para uns do que para outros. Diante desta percepção um grupo de arquitetos e projetistas aposta na melhoria dos espaços domésticos, de maneira acessível e autônoma, a partir do conceito do mobiliário como uma camada a mais da arquitetura, uma possibilidade de melhorar a infraestrutura das casas.

Um grande número de pessoas estão lidando com grandes desafios no isolamento, tendo que trabalhar, permanecer e conviver em casa. Os móveis, quando de qualidade, bem pensados e utilizados, podem melhorar essa experiência, auxiliando nas atividades cotidianas e qualificando a vida das pessoas em seus espaços.

A ideia principal do projeto é democratizar o acesso a um bom mobiliário. Para isso o catálogo traz opções de móveis que possam ser construídos em casa ou em pequenas marcenarias locais. As peças devem ainda contemplar outros critérios: o uso de materiais simples e acessíveis; a possibilidade de variar o material de acordo com a disponibilidade local; móveis que sirvam para diferentes ambientes e que tenham usos múltiplos.

Antes de serem compartilhados, os móveis vão passar por uma curadoria especializada, que vai garantir que os produtos são seguros e seguem os critérios estabelecidos. O grupo cuida também de produzir ilustrações detalhadas que servirão como guia para a construção das peças. A plataforma traz ainda informações sobre ferramentas e materiais. Outro esforço do coletivo é alcançar uma comunicação assertiva, fazer com que as pessoas lancem mão da sua potência de construir e transformem sua realidade.


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.