en es pt

Manifão

O ciberespaço como lugar de protesto coletivo

**Mais do que ativismo digital, plataforma propõe uma alternativa remota para manifestações **

por Marcela Martins

A combinação de ativismo digital e de manifestações de rua é provavelmente a forma mais efetiva de trazer visibilidade para uma causa, exigir o cumprimento ou a instituição de algum direito. A internet é um importante espaço de circulação de informações, de discussões reflexivas sobre a sociedade, e uma maneira inédita de interligar pessoas que atuam em prol de algo comum. O que a experiência das últimas décadas tem mostrado, porém, é que mesmo com a revolução digital os protestos e ações de mobilização que são feitos com presença física não perdem sua força, e são determinantes para as conquistas sociais.

Com o isolamento provocado pela pandemia de Covid19, e as aglomerações de rua temporariamente desaconselhadas, a internet se torna a alternativa mais segura de se manifestar. O exercício da livre opinião e o embate de ideias já acontece nas diversas plataformas existentes, especialmente nas redes sociais. Mas um grupo de ativistas e pesquisadores, atentos à importância dos protestos de rua, propõe uma nova alternativa às manifestações coletivas. O projeto MANIFÃO é uma das propostas desenvolvidas durante o Laboratório de Emergência COVID19 - Reconfigurando o futuro, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural em parceria com o Instituto Procomum.

O MANIFÃO é uma plataforma online onde a manifestação acontece, num mesmo dia em um só lugar, em função de uma mesma causa relacionada aos direitos humanos. A proposta é ocupar o ciberespaço na mesma dinâmica de ocupação das ruas. Uma maneira ainda de quebrar as barreiras geográficas, reunir o maior número de pessoas e dar visibilidade a causas necessárias.

O funcionamento da plataforma foi pensado para aproximar os manifestantes do sentimento coletivo e de presença que os faz ir às ruas para protestar. Por isso ela é ativada somente no dia e na hora da manifestação agendada. Ao acessar o site na data e horário marcados e clicar em “entrar”, a pessoa já fará parte do protesto. Acontecimentos simultâneos são realizados e transmitidos ao vivo. Existe um palanque virtual e ferramentas de interação em imagem e som.

É importante ressaltar que a ferramenta é uma solução agregadora, um instrumento à mais de protesto, e não substitui, é claro, as manifestações de rua. O MANIFÃO também não é comercial, governamental ou partidário, mas uma plataforma de promoção da cidadania e da defesa dos direitos humanos e da coletividade.


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.