en es pt

Mangut

Alimento sem veneno e economia local mais forte

Site promove interface entre consumidor e pequenos produtores rurais em tempo real, garantindo venda sem atravessadores de produtos agroecológicos

por Marcela Martins

O coronavirus é uma grande ameaça aos nossos corpos e saúde - mas não é a única. No momento em que fica clara a importância de nos mantermos saudáveis é preciso discutir, com urgência, nossa alimentação. Anualmente as lavouras brasileiras usam mais de 500 mil toneladas de agrotóxicos. Dois terços do que comemos tem veneno. O Instituto Nacional do Câncer alerta sobre o adoecimento de curto e médio prazo causado por isso. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que todos ao anos em média 20 mil pessoas morrem em decorrência do consumo de agrotóxicos.

A alternativa a isso é o incentivo da produção agroecológica. Para que ela se desenvolva são necessárias políticas públicas e investimentos, mas o papel do consumidor também é fundamental. Muitas vezes há o interesse em consumir orgânicos, mas nos centros das cidades pode ser difícil encontrar os produtos. Outros problema recorrente é o preço: por causa da presença de muitos atravessadores os vegetais chegam ao consumidor final muitas vezes com um preço bem mais elevado.

Ajudar a corrigir esse problema é a proposta da plataforma online Mangut, desenvolvida durante o Laboratório de Emergência Covid-19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural em parceria com o Instituto Procomum. O projeto surgiu a partir do trabalho do Núcleo de Estudos em Agroecologia da Unb - Universidade de Brasília. A grande novidade do site é promover uma interface entre consumidor e produtor em tempo real. O site localiza o produtor que está mais perto do consumidor naquele momento. Lá ele visualiza todas as informações: se o produtor trabalha estritamente com orgânicos, se está em transição agroecológica, se possui certificado. Também ficam disponibilizados os contatos do produtor, como número de whatsapp. Os produtores fazem um cadastro simples, e podem oferecer seus produtos orgânicos e também seu artesanato.

A ideia é que o site ajude os produtores familiares, pequenos produtores, produtores de orgânicos e artesãos a encontrar o público consumidor interessado nestes produtos. O consumidor consegue pagar um preço melhor, em alimentos mais frescos, e o produtor tem um lucro maior na comercialização. Além disso o consumo de produtos locais é sustentável, reduz a necessidade de circulação de mercadorias e movimenta a economia local.


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.