en es pt

Incubadora de Sonhos

Sonhos no combate à pandemia

Laboratório de inovação social aplica metodologia baseada no exercício do sonhar com alunos de escola pública

por Marcela Martins

O contexto de pandemia exige atenção ao presente, mas é fundamental ter perspectiva de longo prazo, mesmo diante de dias tão incertos. Parece clichê, mas a verdade é que é preciso sonhar. Foi pautado na potência do sonho como instrumento de transformação de realidades que surgiu o projeto Incubadora de Sonhos. Baseado na metodologia de gestão colaborativa Dragon Dreaming, o projeto tem o objetivo de provocar estudantes de ensino médio para ações coletivas.

Com a quarentena, a Incubadora de Sonhos, que atuava presencialmente na escola Paulo Freire, em Brasília, viu a necessidade de adaptar o projeto para o ambiente virtual. Esse foi o trabalho desenvolvido de maneira colaborativa durante o Laboratório de emergência Covid-19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural em parceria com o Instituto Procomum.

A metodologia se baseia em quatro etapas para a implementação de projetos e ações - sonhar, planejar, realizar e celebrar. O sonhar aqui funciona como uma forma de alcançar o ponto máximo da criatividade, de maneira autêntica e motivadora. Durante o Laboratório, os voluntários trabalharam em um protótipo de projeto aplicável em turmas de ensino médio. A plataforma escolhida foi o whatsapp, pelo amplo acesso e pelas facilidades técnicas que oferece, como o fácil compartilhamento de arquivos e o baixo consumo de dados.

Um grupo de oito alunos participou da experiência de implementação do projeto piloto. O desafio era despertar a consciência coletiva dos jovens para implementação de iniciativas concretas, de melhoria de condições socioeconômicas de suas comunidades, para enfrentamento de dificuldades geradas no contexto do Covid-19.

Uma das conclusões é a necessidade de oferecer conteúdo em formas diversas, respeitando as diferentes formas de processar informação de cada pessoa. Por isso a mesma mensagem era compartilhada como texto, imagem e áudio. Por meio de exercícios para corpo e mente, os alunos receberam “missões”. O conteúdo estudado e produzido pela Incubadora de Sonhos é replicável e de licença aberta, e o objetivo é que o projeto possa ser replicado em outras escolas.


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.