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Inclusive

Educação na pandemia: rede autônoma possibilita aulas remotas para estudantes sem internet

Projeto desenvolve sistema de baixo custo e cartilha de implementação de redes comunitárias para professores e gestores escolares

por Marcela Martins

Mais de um bilhão e meio de alunos em todo o mundo tiveram suas aulas presenciais suspensas e estão fora da escola por causa da pandemia de coronavirs. Em muitos casos o ensino remoto tem sido a opção. Mas principalmente em países com acentuada desigualdade social, como o Brasil, a educação não chega para todos. De acordo com o IBGE, dados de 2018, um em cada quatro brasileiros não têm acesso à internet. E de acordo com dados de pesquisa feita pela UNICEF, hoje são 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, sem internet em casa.

O projeto Inclusive, desenvolvido durante o Laboratório de Emergência Covid-19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, em parceria com o Instituto Procomum, traça uma solução para escolas e comunidades que têm problemas de acesso à internet. Trata-se de uma solução de baixo custo para implementar um servidor local de mídia. Foi elaborada uma cartilha para professores e gestores da rede pública que ensina a implementar uma rede autônoma. Essa redes operam de forma independente da internet e são construídas à partir de softwares livres. A própria comunidade faz a gestão.

Na rede podem ser inseridos conteúdos que serão disponibilizados para a comunidade local por meio de uma rede sem fio, acessível por telefone celular ou computador. Isso significa que mesmo sem acesso à um provedor de internet, os estudantes poderão receber em seus dispositivos o conteúdo que o professor inserir em um computador central.

Além de uma solução emergencial efetiva para aulas remotas, as redes comunitárias são importantes porque operam fora da lógica de mercado, e é focada na organização social com objetivos compartilhados, autogovernança e gestão compartilhada e custo baixo. São beneficiadas especialmente escolas rurais e de periferia, que ganham autonomia e fortalecem sua cultura local.


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.