en es pt

Ecomoforsis

Diversão e educação ambiental na quarentena

Plataforma online reúne tutoriais de brinquedos e jogos sustentáveis para crianças e famílias

por Marcela Martins

“A Covid-19 é a ameaça mais urgente que a humanidade enfrenta hoje, mas não podemos esquecer que as mudanças climáticas são a maior ameaça”. Essa foi a fala secretária-executiva da Convenção da ONU para Mudanças Climáticas, a COP26, adiada para 2021 por causa da pandemia. Ela traduz bem o tamanho do desafio que há tempos se desenha diante de nós. Para enfrentá-lo a ação precisa ser imediata.

O uso indiscriminado do plástico é um dos principais problemas ambientais que enfrentamos. Cerca de 70% do plástico consumido hoje é de uso único, o que significa que o volume de descarte é assustador. São oito milhões de toneladas de plástico chegando aos oceanos todos os anos.

O Ecomorfosis é um projeto que surgiu na Costa Rica, no ano passado, que consistia em um mini laboratório de transformação e reaproveitamento de plástico. Com um forno e uma prensa, o material que seria descartado era transformado em novos objetos. O objetivo é incentivar a criação de hábitos sustentáveis entre as crianças. Com o isolamento social, houve a necessidade de adaptar a iniciativa para o novo contexto de quarentena.

Essa foi a proposta trazida para o Laboratório de Emergência Covid-19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural, em parceria com o Instituto Procomum. Durante o trabalho foram desenvolvidos jogos educativos, vídeos tutoriais, e manuais que incentivam o reaproveitamento de resíduos plásticos. São atividades lúdicas e educativas pensadas para interação entre crianças e família, com temas de sustentabilidade e meio ambiente.

As crianças são convidadas a pensarem sobre consumo, incentivadas a entenderem mais sobre a cadeia de produção e descarte e sobre os usos e aplicações do plástico. Todo material está disponível no site do projeto: ecomorfosis.com


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.