en es pt

Clubinho do Livro

Aplicativo de livros gratuitos acompanha evolução da leitura das crianças

O app funciona como uma biblioteca compartilhada virtual, e por meio de recurso de voz a criança interage e recebe dicas para evoluir na leitura

por Marcela Martins

Com a quarentena são muitos os desafio para pais e educadores, na tentativa de manter o aprendizado e também de entreter as crianças dentro de casa. O problema existe na maioria das famílias, mas se torna mais intenso em casas sem acesso à internet ou com conexão ruim. Em bairros sem bibliotecas ou que as viram fechar por causa da quarentena é ainda mais difícil oferecer livros de qualidade para crianças ou despertar nelas o tão precioso hábito de leitura.

O aplicativo Clubinho do Livro surge como uma resposta à esse desafio. Um protótipo da iniciativa foi desenvolvido durante a realização do Laboratório de Emergência Covid-19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural em parceria com o Instituto Procomum. O app vai funcionar como uma biblioteca virtual, com obras de diferentes temas e autores, direcionadas à crianças de 7 a 10 anos.

O app foi pensado para atender públicos sem amplo acesso à internet. Por isso, ao baixar o aplicativo, os livros são salvos para acesso mesmo quando o celular não estiver conectado. Recursos adicionais possibilitam a interação da criança durante a leitura, como o uso de mensagens de voz, e dicas e orientações para melhorar a experiência a partir do nível de cada uma. Futuras adaptações de acessibilidade estão previstas.

A biblioteca é colaborativa, e qualquer pessoa pode disponibilizar seu próprio livro ou qualquer obra que esteja de acordo com as regras de licença livre, que permitem que ela seja compartilhada, distribuída e adaptada livremente. Acesse o site: clubinhodolivro.com


O LAB DE EMERGÊNCIA

A segunda edição do Laboratório de Emergência COVID–19 é uma iniciativa da Silo - Arte e Latitude Rural junto ao Instituto Procomum. Ao todo foram 16 projetos desenvolvidos de maneira solidária, por 45 proponentes e 140 colaboradores das mais diversas áreas, trabalhando de maneira remota e com o apoio de mentorias especializadas. Todos os projetos são de licença livre e podem ser replicados. Toda documentação e detalhes dos processo de desenvolvimento estão disponíveis no site.