LABORATÓRIO DE EMERGÊNCIA | COVID 19:
SOLIDARIEDADE, EXPERIMENTAÇÃO E COLABORAÇÃO SOB CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO

PROJETO SABERES

No contexto de pandemia e coronavírus percebemos o quanto o conhecimento de informações referentes a bases científicas, sobre diversas temáticas é importante. Essa base estrutural de informações é necessária a qualquer cidadão para formar opinião, exercer sua cidadania e se preservar no meio social e político que todos estamos inseridos.

Ademais, mas não menos importante, é necessário auxiliar a população perante as questões de prevenção, formas de contágio e tornar evidente, em termos científicos e acessíveis, a situação que estamos vivendo. A novidade imposta pelo coronavírus é assustadora, principalmente paras as camadas sociais menos instruídas, o que incita um medo generalizado e uma grande preocupação com o futuro vindouro. Nesse contexto, é preeminente disponibilizar para o público comum ferramentas de comunicação fundamentadas e confiáveis, baseadas em discursos de fácil entendimento e replicação, a fim de promover engajamento social para superação da crise.

Fluxo de informações A população, hoje, evidentemente, se encontra confusa e imersa a um grande fluxo de informações a respeito do coronavírus e das questões políticas e econômicas paralelas a esse processo (que também influenciam no todo). Além dessas informações serem muitas, surgem de diferentes fontes, canais e são estruturadas e explicitadas de forma a não contemplar a capacidade de entendimento que no geral, apesar de entender que o fluxo é impraticável de qualquer forma.

RESULTADOS DE 1 SEMANA DE PROJETO (26/04 - 02/05)

Nessa semana criamos toda a estrutura de trabalho, linhas de conteúdo, formatos e canais. Assim lançamos 4 conteúdos bases para disseminar o projeto nas redes para a população. Com isso, tivemos resultados significativos: Temas abordados:

Facebook No facebook lançamos a página e os conteúdos em formato de vídeo, motion ou arte, associados a textos explicativos. Em 2 dias tivemos:

Instagram No Instagram lançamos a página e os conteúdos em formato de vídeo, motion ou arte, associados a textos explicativos. Em 2 dias tivemos:

WhatsApp O conteúdo sobre subnotificação de casos foi compartilhado em forma de viral, com o link do vídeo (que reproduz automaticamente dentro do próprio WhatsApp).

PROPONENTE: Gabriel Orsi Tinoco

COLABORADOR.S: Ana Paula Miranda Costa Bergami, André Carvalho, Bernardo Alberoni, Clarice Guimarães, ,Gabriel Orsi, Isadora Mejía Antoniazzi, Izabella Sabatini Sampaio Rocha, Julia Possa, Larissa Noguchi, Lucas Bragança da Fonseca, Mateus Vinícius, Natália Fanzeres, Paola Acioly, Yasmin Cristhine de Souza Melo