LABORATÓRIO DE EMERGÊNCIA | COVID 19:
SOLIDARIEDADE, EXPERIMENTAÇÃO E COLABORAÇÃO SOB CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA PARA ARTISTAS

Como fica a sobrevivência de artistas populares durante a pandemia? Na tentativa de responder a essa pergunta criamos uma articulação em rede com diversos artistas e produtores para a produção de tutoriais e manuais (em áudio, material gráfico e vídeo) sobre como usar tecnologias digitais de comunicação e produção artística. As produções serão orientadas pelas demandas de artistas moradores das periferias e comunicadores comunitários de diferentes regiões, atendendo a diferentes realidades. O objetivo é a descentralização e democratização dos meios de produção e criação para que se chegue aos artistas populares e independentes.

Para o Lab de Emergência Covid-19 elaboramos e compartilhamos um formulário online e com ele foi possível fazer um primeiro mapeamento de demandas dessxs artistas. A partir da análise das respostas organizamos um PDF com informações, dicas e ferramentas disponibilizadas (online e gratuitamente) que perpassam a produção artística, como produção de vídeo, de fotografia, produção de texto, mídias sociais, imprensa, planejamento financeiro, etc. Também fizemos uma planilha para organizar esse material.

Esse primeiro momento foi muito importante para a estruturação e o entendimento do projeto que segue em desenvolvimento com o coletivo formado. Seguimos na coleta de demandas e no mapeamento de informações para dar continuidade ao trabalho de produção de tutoriais, manuais e peças gráficas e sua distribuição.

PROPONENTE: Coletivo de comunicadores e artistas populares da periferia de Belo Horizonte e V Audiovisual (Ana Tereza Melo Brandão)

COLABORADOR.S: Alícia Porto, Luisa Ritter, Mariana Zani, Mike Faria, Natalia Gomes, Sofia Lungui.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO