LABORATÓRIO DE EMERGÊNCIA | COVID 19:
SOLIDARIEDADE, EXPERIMENTAÇÃO E COLABORAÇÃO SOB CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO

MATERNIDADE NA QUARENTENA

Elaboração de uma pesquisa quantitativa (com um possível desdobramento em uma segunda fase) com dois grupos de mães, com maior e menor poder aquisitivo. A ideia é entender o quanto a quarentena está ou não intensificando o trabalho da maternagem, uma vez que: instituições como escolas e creches estão fechadas; apoios de outros familiares talvez estejam interrompidos; apoios de empregadas domésticas e babás talvez estejam interrompidos; algumas mães estão acumulando as tarefas domésticas de cuidado da casa, com os cuidados com filhos e com trabalho remoto. É objetivo do projeto dar visibilidade a esse trabalho que acontece, na maioria das vezes, de forma tão invisível e desvalorizada, restrito aos ambientes domésticos, especialmente agora, quando todos estamos obrigados a permanecer em casa.

O grupo discutiu algumas das questões pertinentes ao tema, ao público alvo e à estratégia de divulgação. O questionário foi revisado colocado no ar. O site do projeto foi reativado com a atualização de informações e imagens e foram criadas as peças de divulgação da pesquisa.

Os próximos passos são fazer ajustes na pesquisa a partir de uma amostragem inicial e compilar os dados para exibi-los em forma de devolutiva no site, e por email.

PROPONENTE: Lívia B. Hoffmann Dorna CONTATO

COLABORADORAS: Catarina Lara, Giovanna Tozzi, Isabela Menezes, Carolina Coelho, Fabiana Duffrayer, Thais Fernandes, Mariana Taranto, Felipe Techera, Izabella Sabatini,